ABRÃO BERMAN

São Paulo, SP, 1941 / São Paulo, SP, 1990

THE BODY

1973, 3 min.

Formato original: super-8

O filme como pesquisa. A imagem e o movimento como tradução visual do corpo.

ABRÃO BERMAN

São Paulo, SP, 1941 / São Paulo, SP, 1990

SÃO PAULO

1973, 4 min.

Formato original: super-8

A cidade de São Paulo traduzida em fotogramas num ritmo acelerado e vertiginoso.

ABRÃO BERMAN

São Paulo, SP, 1941 / São Paulo, SP, 1990

A BANANA

1972, 6 min.

Formato original: super-8
(sem áudio)

Uma mulher bonita com os cabelos arrumados e as unhas pintadas come com elegância uma banana.

ANNA BELLA GEIGER

Rio de Janeiro, RJ, 1933

CIRCUMAMBULATIO

1972-2013, 9 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

Uma indagação sobre a natureza, o significado e a função da obra de arte.

ANNA MARIA MAIOLINO

Scalea, Itália, 1942

CONSTRUÇÃO E JOGO

1973, 7 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

Registro de uma performance realizada no aterro do Flamengo, em que os participantes constroem situações lúdicas e sensoriais.

ANTONIO DIAS

Campina Grande, PB, 1944

THE ILLUSTRATION OF ART N.1

1971, 4 min.

Formato original: super-8

Coleção Museu de Arte Moderna de São Paulo. Doação Credit Suisse. Um curativo e um machucado que se cicatriza formando a letra X.

ANTONIO DIAS

Campina Grande, PB, 1944

THE ILLUSTRATION OF ART N.2

1971, 2 min.

Formato original: super-8

Coleção Museu de Arte Moderna de São Paulo. Doação Credit Suisse. A chama consome o palito de fósforo até a sua dissolução.

ANTONIO DIAS

Campina Grande, PB, 1944

THE ILLUSTRATION OF ART N.3

1971, 4 min.

Formato original: super-8

Coleção Museu de Arte Moderna de São Paulo. Doação Credit Suisse. Eletricidade e fios elétricos provocam um curto-circuito.

ANTONIO DIAS

Campina Grande, PB, 1944

RECORD: THE SPACE BETWEEN

1971
Lado A: The Theory of Counting, 24 min.
Lado B: The theory of density, 24 min.

Formato original: Disco de vinil
(LP, 33 rpm)

Gravação contínua e intermitente de dois sons: um despertador e a respiração humana.

ANTONIO MANUEL

Avelãs de Caminho, Portugal, 1947

LOUCURA E CULTURA

1973, 9 min.

Formato original: 35 mm

A relação entre a loucura e a cultura, a partir de depoimentos de Caetano Veloso, Rogério Duarte, Lygia Pape, Luiz Carlos Saldanha e Hélio Oiticica.

BEATRIZ DANTAS E PAULO LEMOS

Beatriz Dantas, Belo Horizonte, MG, 1949 Paulo Lemos, Belo Horizonte, MG, 1949

TERRA

1971, 9 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

A relação do homem com a terra, trabalhando-a e modificando-a em função de sua existência.

BEATRIZ DANTAS E PAULO LEMOS

Beatriz Dantas, Belo Horizonte, MG, 1949 Paulo Lemos, Belo Horizonte, MG, 1949

MATADOURO

1972, 12 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

A relação entre as atividades de um matadouro de bois e os habitantes de uma cidade no interior de Minas Gerais.

CARLOS VERGARA

Santa Maria, RS, 1941

FOME

1972, 3 min.

Formato original: super-8

Através de um recurso de animação, a palavra FOME, escrita com grãos de feijão, se descaracteriza com a germinação.

CILDO MEIRELES

Rio de Janeiro, RJ, 1948

MEBS, 4:50 min. (lado A)
CARAXIA, 4 min. (lado B)

1970/1971

Formato original: Disco de vinil
(compacto, 33 rpm)

Sons produzidos com um oscilador de frequência. O disco se constitui como uma "escultura sonora": uma imagem espacial (visual) por meio da percepção auditiva.

CILDO MEIRELES

Rio de Janeiro, RJ, 1948

INSERÇÕES EM CIRCUITOS IDEOLÓGICOS

1970/2013

Formato original: audiovisual
(com slides, nova versão em digital)

Recriado especialmente para esta exposição, este audiovisual traduz por meio da imagem e do som, o processo de criação de uma das obras mais importantes do artista.

CLAUDIO TOZZI

Santa Maria, RS, 1941

GRAMA

1973, 5 min.

Formato original: super-8

O plano fixo do gramado revela os sons ao redor.

CLAUDIO TOZZI

Santa Maria, RS, 1941

FOTOGRAMA

1973, 4 min.

Formato original: super-8

O artista manipula o cartucho de super-8, retirando-o da embalagem e velando o filme.

DONATO FERRARI

Guardiagrele, Itália, 1933

A COLUNA

1971, 11 min.

Formato original: super-8
(sem áudio)

Uma coluna de concreto é envolvida por tecidos e pedaços de pano.

DONATO FERRARI

Guardiagrele, Itália, 1933

MOMENTOS DE VIVÊNCIA (AREIA)

1970, 18 min.

Formato original: super-8
(sem áudio)

Exploração lúdica do corpo no espaço e em texturas sobre as dunas.

FREDERICO MORAIS

Belo Horizonte, MG, 1933

CANTARES

1971, 13 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

Carretéis e rolos de cabos elétricos se transformam poeticamente em esculturas formais e abstratas. Da fábrica para o espaço público, criam um campo simbólico de representação.

FREDERICO MORAIS

Belo Horizonte, MG, 1933

CURRICULUM VITAE I

1972, 2 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

Uma série de números e registros representam simbolicamente o artista. A identidade como um código abstrato e sem subjetividades.

FREDERICO MORAIS

Belo Horizonte, MG, 1933

CURRICULUMVITAE II

1972, 3:30 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

Certidões, registros em cartório, contratos, criam a identidade do artista. Documentos definem quem e o que somos.

GABRIEL BORBA FILHO

São Paulo, SP, 1942

DECONSTRUÇÃO

1973, 3 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados sem áudio)

O artista cria uma cenografia pictórica para a encenação da Santa Ceia de Cristo. As imagens registram o processo até a sua dissolução.

GEORGE HELT

Juiz de Fora, MG, 1949

6° DIA

1970, 22 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

Audiovisual que associa imagens da cidade de Diamantina e a Bienal de Arte. Textos e músicas compõem uma colagem sócio- política da época.

HENRIQUE FAULHABER

São Paulo, SP, 1953

ZONA ZUL

1972, 21 min.

Formato original: super-8

Zona Zul é um diário cinematográfico da vida de um grupo de jovens em Copacabana, no Rio de Janeiro. Tem como fio condutor uma história ficcional envolvendo um casal, um assassinato e um menino de rua.

IOLE DE FREITAS

Belo Horizonte, MG, 1945

ELEMENTS

1972, 4 min.

Formato original: super-8

A câmera aproxima-se dos objetos e superfícies, alterando-lhes a definição. Esta reinterpretação das formas cria uma aparência de abstração.

IOLE DE FREITAS

Belo Horizonte, MG, 1945

LIGHT WORKS

1972, 5 min.

Formato original: super-8

Buscando os detalhes das formas dos objetos, a artista cria efeitos visuais através da interferência da luz sobre estas superfícies.

JORGE IZAR

São Paulo, SP, 1952

TREINAMENTO

1973, 6 min.

Formato original: super-8

Uma experiência de animação realizada com equipamento super-8, a partir de formas figurativas desenhadas.

LUIZ ALPHONSUS

Belo Horizonte, MG, 1948

NATUREZA

1973, 15 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

A fragmentação de um instante em que um homem está prestes a ser assassinado. Uma denúncia sobre os desaparecidos políticos em pleno regime militar no Brasil.

LUIZ ALPHONSUS

Belo Horizonte, MG, 1948

ORNATUM MUNDI

1973
LIVRO-OBJETO

Formato original: álbum fotográfico

Performance realizada no túnel entre Botafogo e Copacabana, Rio de Janeiro, em 1969. Este livro objeto é um ensaio experimental a partir deste evento.

LYGIA PAPE

Nova Friburgo, RJ, 1927/ Rio de Janeiro, RJ, 2004

WAMPIROU

1973, 19 min.

Formato original: super-8

Um vampiro chega a uma cidade do interior e inicia a conversão dos habitantes locais. Participações de Lygia Pape, Antonio Manuel, Lygia Clark.

MARCELO NITSCHE

São Paulo, SP, 1942

AUTO-RETRATO

1973, 3 min.

Formato original: super-8

O artista, diante do espelho, pinta o próprio rosto ininterruptamente e de várias cores. Cria-se uma relação entre a gestualidade e o som.

MARCELO NITSCHE

São Paulo, SP, 1942

O MAR

1973, 5 min.

Formato original: super-8

A beira-mar diversas birutas com formas e cores originais se animam com a força do vento.

MARCELO NITSCHE

São Paulo, SP, 1942

CUBO DE FUMAÇA

1973, 5 min.

Formato original: super-8

Sobre a imagem do céu de São Paulo desenha-se um cubo de fumaça.

MARIO CRAVO NETO

Salvador, BA, 1947 - 2009

LUA DIANA

1972, 9 min.

Formato original: super-8

Registro biográfico que relaciona imagens de uma gravidez, o parto, o mar e a lua.

MAURÍCIO ANDRÉS RIBEIRO

Belo Horizonte, MG, 1949

LAMA

1973, 5 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

Vestígios da natureza em imagens quase abstratas se fundem aos corpos humanos cobertos de lama.

MAURÍCIO FRIDMAN

São Paulo, SP, 1937

RUA

1973, 8 min.

Formato original: super-8

Co-dirigido por João Roberto Rodrigues. Registro de pinturas em uma rua de São Paulo, em 1972, dando início ao movimento de arte urbana.

OLÍVIO TAVARES DE ARAÚJO

Belo Horizonte, MG, 1942

HARRY - ESTUDOS DE PLANOS E SEQUÊNCIAS

1973, 20 min.

Formato original: super-8

Harry Laus (1922-1992) era escritor, crítico de arte e coronel da reserva do exército, aposentado pelo regime militar de 1964 por questões ideológicas.

PAULO FOGAÇA

Morrinhos, GO, 1936

FERROFOGO

1973, 2 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

O artista utilizou a tipologia da letra "U" como um tubo de ensaio para inserir diversos materiais orgânicos. Uma metáfora das imposições e limitações exercidas sobre a sociedade brasileira pelo governo ditatorial.

PAULO FOGAÇA

Morrinhos, GO, 1936

BICHOMORTO

1973, 3 min.

Formato original: audiovisual
(slides sincronizados com áudio)

Um animal morto na estrada é sucessivamente atropelado pelos automóveis que passam ininterruptamente.

RAYMUNDO COLARES

Grão Mogol, MG, 1944/Montes Claros, MG, 1986

TRAJETÓRIAS

1972, 6 min.

Formato original: super-8
(sem áudio)

Colares utiliza um canudo ótico, composto por lâminas de acetato colorido, durante o próprio instante da filmagem. Paisagens urbanas são transformadas pelos efeitos óticos gerados pelo dispositivo.

RAYMUNDO COLARES

Grão Mogol, MG, 1944/Montes Claros, MG, 1986

GOTHAM CITY

1972, 9 min.

Formato original: super-8
(sem áudio)

O mesmo recurso do tubo ótico, composto por lâminas de acetato colorido, transforma a paisagem urbana através de efeitos caleidoscópicos.

RUBENS GERCHMAN

Rio de Janeiro, RJ, 1942 - 2008

TRIUNFO HERMÉTICO

1972, 14 min.

Formato original: 35 mm

Licenciado por inARTS.com. Concebido como um poema visual, Gerchman construía esculturas de palavras, relacionando-as com a natureza.

SAVERIO CASTELLANO

Sorocaba, SP, 1934 – São Paulo, SP, 1996

RETRATO DE FAMÍLIA

1973, 20 min.

Formato original: 16 mm

Realizado pelo artista Saverio Castellano, esta foi uma de suas raras incursões pela produção cinematográfica.

VICTOR KNOLL

São Paulo, SP, 1936

O MAUSOLÉU

1973, 10 min.

Formato original: super-8

A casa como metáfora das memórias e vivências de um personagem. Nas palavras do diretor: "O aberto olho da câmera".